O pôr do sol incrível no final da tarde emoldurando um momento especial, o mar cristalino, a natureza exuberante ao redor, a cultura gravada na arquitetura do lugar. São tantos instantes deslumbrantes que acontecem durante uma viagem que a nossa vontade é fotografar cada cena para não perder absolutamente nada — afinal, rever as fotos daquela viagem dos sonhos finalmente realizada é algo inspirador para as conquistas seguintes, não?

Sim, viajar é um prazer. Mais que isso, é um investimento em qualidade de vida, e pensando na melhor forma de fazer você ter as mais belas recordações deste momento, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a tirar as melhores fotos durante a viagem.

Continue a leitura abaixo e descubra como ter excelentes registros fotográficos durante suas viagens!

 

Luz e enquadramento: a base de uma boa foto

Claro que ter um equipamento no mínimo semi-profissional é ótimo, mas uma boa foto vai além da qualidade da câmera. Algumas noções básicas de fotografia já farão toda a diferença para que consiga tirar as melhores fotos dos locais que visita.

Dois elementos primordiais que farão toda a diferença nas suas fotos durante a viagem são luz e enquadramento.

A luz é considerada a matéria-prima da fotografia — na verdade, a palavra vem do latim photos (luz) e graphien (desenhar), ou seja, seu próprio significado é “desenhar com a luz”. Saber usar a luz, sobretudo natural, na hora de fazer o seu registro garantirá a você tirar as melhores fotos durante a sua viagem.

Mas o que significa exatamente saber usar a luz? Vamos pensar de maneira prática: se você está de frente para a luz, significa que o objeto que se colocar entre você e ela projetará uma sombra na sua direção. Ou seja, este objeto está contra a luz. Se você decidisse fotografar este objeto, ele ficaria escuro, e o que você teria seria a silhueta dele.

Se você virasse de costas para a luz e se colocasse entre ela e o objeto que pretende fotografar, teria o registro deste objeto iluminado, em cores vivas e com a sombra dele sendo projetada para trás.

Sabendo este conceito, fica mais fácil escolher o melhor ângulo na hora de fazer as fotos durante a sua viagem. Alguns ambientes ficam belíssimos no contraluz, como prédios em estilos arquitetônicos diferentes, ou também silhuetas no fim de tarde na praia. Sem dúvida, a luz fará toda a diferença no seu registro final.

E se a luz é o desenho, o enquadramento nada mais é do que a tela em que a foto será desenhada. E um bom enquadramento é a garantia de ter fotos incríveis, dignas de fotógrafos consagrados!

Há uma regra conhecida como “regra dos terços” que é muito utilizada por fotógrafos em geral. Imagine a cena que você quer registrar dividida em nove quadros. Haverá nesta cena quatro interseções, onde as linhas que dividem o quadro se encontram. A regra diz que estas interseções são os pontos mais importantes para posicionar o objeto na hora do enquadramento.

Vale a pena também se atentar para a escolha do ângulo na hora do clique para tirar as melhores fotos. Estar acima do objeto fotografado dá a dimensão do tamanho do lugar (vale para paisagens); aproximar a câmera do objeto e eliminar as sujeiras ao redor garante uma foto com mais qualidade.

O enquadramento também se aplica à escolha do local que se quer fotografar. Às vezes será necessário ter um pouco de paciência e procurar um ângulo melhor para ter aquele registro perfeito! Portanto, saia, observe, ande bastante, seja ousado, experimente fugir do óbvio, olhe para cima, enfim, explore o lugar onde você está e tenha uma viagem inesquecível no seu álbum!

 

Vídeos: suas fotos em movimento

Além de fazer fotos durante a sua viagem, você também pode fazer vídeos para deixar o seu registro ainda mais completo! Assim como para as fotos, o tipo de câmera fica em segundo plano quando se sabe aproveitar as dicas que demos acima.

Sim, tanto para fotos quanto para vídeos, luz e enquadramento fazem toda a diferença. Nos vídeos, no entanto, o movimento também é um elemento importante. Para dar estabilidade na hora de movimentar a câmera ou o celular, vale ter um tripé ou mesmo o famoso pau de selfie. Contudo, vídeos no estilo vlog, passeando pelos locais e fazendo registros bem pessoais dão todo um charme no resultado final.

Depois de todos os registros feitos, a dica é investir em aplicativos para editar todo o material capturado na viagem. Quanto às fotos, o VSCO é indicado até por fotógrafos profissionais e pode ser baixado gratuitamente tanto em Android como em iOS. Há recursos para comprar dentro do aplicativo, mas a versão gratuita já oferece muitas opções para deixar as suas fotos durante a viagem ainda mais bonitas.

Para os vídeos, quem tiver celular Apple pode usar o iMovie, que é o aplicativo que já vem instalado no iPhone e é excelente. O Quik, oficial da GoPro, também é um dos queridinhos e com ferramentas muito fáceis de usar. Já o InShot pode ser adquirido por quem tem tanto iOS quanto Android, é gratuito, versátil e fácil de usar.

 

Quer saber onde se hospedar para aproveitar o melhor de Búzios?

Com essas dicas, com certeza sua viagem para Armação dos Búzios terá os melhores registros! E se você quer que essa experiência seja ainda melhor, a dica é se hospedar na Pousada Águazul e vivenciar momentos inesquecíveis, dignos de #tbt em suas redes sociais!

Clique aqui para fazer a sua reserva e garanta o seu lugar em Armação dos Búzios!